Português Manaus

Imprimir
Categoria: PIBID
Data de publicação
Escrito por pibid Acessos: 2177

 

Coordenadora: Cássia Maria Bezerra do Nascimento

Açôes do Pibid:

Vivência EscolarAtividades dos bolsistas nas escolas: 1.Participação e conhecimento do contexto educacional, espaços, recursos humanos, atividades de planejamento do projeto pedagógico, reuniões pedagógicas, diretrizes e currículos educacionais da educação básica, dos referenciais teóricos contemporâneos educacionais para o estudo de casos didático-pedagógicos; 2. Participação, junto a gestores e professores, sobre planejamento, incluindo leitura dos planos de aula dos professores de diferentes disciplinas;

 Vivência Literária: 1. Efetivação da leitura literária nas aulas de Língua Portuguesa; 2. Aprendizado pela Literatura em diferentes disciplinas, conforme assuntos planejados pelos professores de cada área; 3. Criação do Clube de Literatura, com encontros semanais para leituras integrais de textos da literatura brasileira e mundial, com debates e orientações. Esta Ação encontra correspondência nos projetos de Literatura de professores do DLLP e fundamenta-se no “Direito à Literatura” de Antonio Candido (2011).

 Qual a sua Leitura? 1. Pesquisa para identificação de leituras realizadas por estudantes nas escolas ou de áreas de interesse; 2. Troca de leituras, apresentação de novas possibilidades de leituras, incentivo à pesquisa sobre os temas e produção de textos conforme interesses dos estudantes. Espera-se, por meio dessa Ação, realizar a troca de ideias e aprendizado a partir da realidade e interesses de cada estudante, compartilhar leituras e incentivara produção de textos em diferentes gêneros e temáticas.

Gramática sem gramatiquices1. Desenvolver, junto a professores de Língua Portuguesa, métodos para o ensino da Língua Padrão sem os percalços da educação tradicional; 2. Intervir, com consentimento do professor, para a realização de atividades diferentes quando estudantes estiverem com dificuldades no aprendizado de algum tema; 3. Motivar estudo crítico da Língua Materna com debates em sala de aula e em atendimento individual. Ação corresponde aos estudos das disciplinas Práticas Curriculares do Curso de Letras.

 Línguas do Brasil: 1. Apresentações em salas de aula sobre os vários falares do Brasil para compreensão sociológica da linguagem e respeito às variações regionais, etárias e sociais; 2. Realização de palestras ou minicursos sobre o Brasil que não precisa estudar Língua Portuguesa: a) Conhecimento tradicional dos povos do médio rio Solimões, Baixo rio Purus e médio rio Amazonas e b) A cultura surda no Brasil. Essa Ação corresponde a atividades de projetos de pesquisa e de extensão de professores do DLLP.

 Elaboração de projetos audiovisuais e realização de curtas-metragens ficcionais e documentaisInstigar professores e estudantes da educação básica, conforme Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares (www.portal.inep.gov.br), pelo ENEM e pelo SAEB, a dominarem diferentes linguagens, códigos e suas tecnologias. O audiovisual é um dos melhores meios de inclusão social, produção textual e motivação didática para promover não só esse domínio, mas a cidadania e a interação social. Esta Ação corresponde a projeto de pesquisa e extensão de professores do DLLP.

 Portfólio: Ao longo de cada semestre, os bolsistas deverão organizar informação, inclusive com cópias de atividades, fotografias e filmagens das ações realizadas para elaboração do Portfólio a ser avaliado, pelos supervisores e coordenação do Subprojeto, e apresentado na Jornada de PIBID.